segunda-feira, 25 de abril de 2011

1979 - A queda do Avião

 Este poste sugerido pelo amigo Lucas Rubio, conta uma história que com certeza todos que moram ou já morou na Taquara, já ouviu alguém contar, eu ouço esta história a vida inteira. A queda do avião na Serra dos Órgãos. Atenção nos detalhes.


Em 26 de julho de 1979 às 18h21min, um Boeing 707-330C cargueiro da Lufthansa, matrícula D-ABUY, com destino a Dakar, cumprindo o vôo LH527, chocou-se contra a Serra dos Órgãos (serra que pode ser vista do bairro Taquara em Duque de Caxias), região serrana do estado do Rio de Janeiro. A aeronave decolou do Galeão 5 minutos antes, e foi instruída pelo controlador em solo a seguir rumo ao VOR Caxias e manter uma altitude de dois mil pés após a decolagem. Ao decolar, o Controle de aproximação solicitou que a tripulação aumentasse a velocidade. A velocidade aumentou progressivamente até atingir 304 nós (563 km/h), excedendo o limite de 250 nós (463 km/h) que é determinado dentro da área de controle do Rio abaixo de 10, 000 pés. Enquanto o vôo 527 voava em direção às montanhas, o controlador de tráfego aéreo estava atarefado organizando a excessiva quantidade de tráfego que se aproximava pelo setor sul. Seu assistente falhou ao monitorar o Lufthansa. Ao voltar sua atenção ao Lufthansa 527, o controlador viu-se surpreso com a posição da aeronave e ordenou que imediatamente executasse uma curva pela direita e que aumentasse seu ângulo de subida. Tarde demais, a aeronave chocou-se contra as árvores na encosta da montanha, em uma altura de aproximadamente 800 metros. Todos os 3 ocupantes faleceram. 
                                                           
 Fonte: Wikipedia                                                                                              

159 comentários:

  1. Obrigado pela citação! Ficou ótimo o post, e isso com certeza faz parte da História da Taquara e ficará marcado na memória de alguns moradores. Ah, e obrigado por corrigir e colocar a fonte do texto; parabéns pelo blog, excelente!

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo,eu vi a queda desse avião eu estava sentada no muro da varanda da minha casa quando vi um avião imenso passando bem baixinho por cima da nossa casa,achei estranho aquela altura e não fazia barulho nenhum,com a altura que ele estava era pra estar fazendo um barulho bem grande, quando de repente vi a explosão na montanha,parecia um vulcão em erupção. Foi muito triste tudo aquilo. A nossa Taquara foi o caminho para o corpo de bombeiros...Eu soube que era um avião de carga que estava indo pra Frank Furt na Alemanhã,inclusive meu irmão e muitos amigos estiveram no local,andaram muito pela mata caminho pela nossa cachoeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estranho não ouvir barulho... esse avião passou muito perto do telhado da minha casa e parecia que estávamos no motor dele... quando caiu foi horrível o estrondo... morava dentro da Fábrica Nova América de tecidos... na Taquara

      Excluir
  3. É Sonia, a minha mãe tambem me contou sobre essa queda, ela disse que meu pai e meu tio, subiram a mata para ver no que eles podiam ajudar!! Obrigado pelo comentário!!

    ResponderExcluir
  4. Soube esta história pelo meu pai, ele disse que estava jantando,junto com minha irmã (eu não era nascisa na época) e ele disse que um avião veio bem baixo passando em cima da nosso casa, meu pai e minha irmã foram ver o que era e o avião ja estava pegando fogo nas asas, eles ficaram olhando e o avião sumiu, depois apareceu de novo, só que mais para o alto e derepente ele bateu no morro. Meu pai disse que foi la no morro e as árvores estavam todas cortadas, que as asas do avião foram derrubando árvores de troncos enormes e estava tudo muito feio. Ele disse que pegou uma peça pequena do avião e colocou na bicicleta dele... até hoje ele tem essa peça e sempre que me mostra, conta esse mesma história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo tenho um grupo no zap sobre esse acidente gostaria muito de apenas ver essa pessa chama no zap 988410658

      Excluir
    2. https://chat.whatsapp.com/DuJTcgzYLFS3z2C3XChqcl

      Excluir
  5. anderson carlos de souza23 de maio de 2011 às 20:03

    nesse dia minha mae me pegou pela a mao e saiu desesperado pensando que a fabrica da imbel tinha explodido e meu pai tava trabalhando nesse momento na fabrica.

    ResponderExcluir
  6. eu moro em fragoso parecia realmente que a fabrica da imbel tinha explodido.apesar do primeiro impacto ter cido na taquara e na época o meu pai também trabalhava na imbel.até hoje tem restos do avião na mata o que mais impreciona é o traille de pouso que pesa mais de uma tonelada e esta bem perto da fabrica.detalhe ele foi parar mais de um quilômetro do primeiro impacto.

    ResponderExcluir
  7. É, que legal! Estou gostando da participação das pessoas no blog. Nossa quanta informação interessante temos aqui! Obrigado gente por comentar!

    ResponderExcluir
  8. eu conheço esses dois que postaram o comentário acima e realmente estão falando a verdade.falando assim até parece mentira,o traille de pouso ficando a mais de um kilômetro do primeiro impacto,só quem já foi no local para confirmar,eu já estive lá com mais três pessoas.quatro pessoas e não conseguimos sequer balançar o traille de pouso de tão pesado que é.fora isso tem outras partes da fuzelagem por boa parte da mata.(ressaltando que tudo isso aí está bem próximo dos paiós da fábrica de pálvora da imbel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nao sabia ,quem me falou foi a mae do meu padastro,e uma amiga da minha mae me falou tbm .Qeum era vivo nessa epoca deve ter tomado um susto.

      Excluir
    2. Eu soube dessa historia incrível, moro em fragoso, mas nao sei como chegar no traille de pouso

      Excluir
    3. Só uma observação, o nome certo do conjunto de rodas é TREM DE POUSO, não traille. Fui comissária de bordo, por isso conheço bem os têrmos da aviação.

      Excluir
    4. Só lembrando que a palavra "termo" não possui acento circunflexo.

      Excluir
    5. Quero poder ir até o local do desastre, ouvi falar que muitas pessoas ficaram ricas ao encontrarem objetos valiosos na época, como ouro,em fim, segundo informações esses lugares hoje são santuários abertos a visitação?

      Excluir
    6. Boa tarde. Sou morador de Fragoso e conheço toda historia do nosso município, Magé. Conheço a trilha e o local onde ainda existem peças do avião.

      Excluir
  9. me lembro bem eu tinha 9 anos e estávamos bricando na rua foi um susto enorme corremos asustados, hoje moro no ES e estou com muitas saudades da Taquara.
    UM ABRAÇO A todos...

    ResponderExcluir
  10. Moro no Fragoso desde 78 e ví quando ele esbarrou com a asa esquerda nessa pedra que tem uma marca vendo deste lado (Fragoso) dalí então foi voando envolvido pelo fogo até bater um pouco acima da Imbel causando um grande clarão e na época estive lá no local da queda duas vezes, o tempo estava nublado e só dava para ver a parte debaixo do avião, pois se o tempo estivesse bom eles estaria vendo que estavam indo em direção das montanhas.
    Um abraço para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo! O avião colidiu comba asa direita. Ele tentou fazer uma curva a direita, colidiu com a asa direita e saiu se desmanchando entre as árvores, indo para a 800 metros de um paiol do IMBEL. Quem quiser mais detalhes, e so procurar nos arquivos digitalizados do Jornal do Brasil do dia 27 de julho de 1979 em diante. Tem diversas matérias e fotos. No arquivo da sala D. Pedro, na biblioteca municipal de Petrópolis também tem um jornal da época.

      Excluir
  11. Primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo blog e queria deixar registrado aqui que fiquei um bom tempo procurando informações sobre a queda do avião, pois eu tinha 13 anos quando o acidente ocorreu, praticamente fui criado no Meio da Serra (Serra da Estrela) e sempre quis ir ao local do acidente, mas como era muito longe e perigoso, não fui! Ontem me veio a ideia de procurar na internet e fiquei surpreso que achei este blog!
    Um abraço!
    Meu nome é Hugo e atualmente moro em São Luís - MA

    ResponderExcluir
  12. Tinha 6 anos mais me lembro muito bem desse momento e horror " Estava na varanda da tinha casa quando vi um avião grande, quanto bateu na montanha a noite virou dia" Muito triste essa lebrança. Um abraço!
    Meu nome é Márcio Fagundes - RJ

    ResponderExcluir
  13. olá me chamo sergio renato( gim ) moro no bairro chamado ilha entre fragoso,pau grande ( terra do garrincha ) e piabetá nesta época eu tinha uns 6 anos mas lembro que estava eu e mas dois amigos bricando na rua eo avião em chamas passou sobre nossas cabeças e mãe dos meus amigos que sempre foi evangelica , dai ela se ajoelhou ao chão e disse hõõõõõõ meu DEUS o mundo esta acabando .

    e passado dias meu tio que mora no espirito santo chegou em casa com cachurotos cubanos e dissera que era dedos humanos... rsrsrs abrçs a todos pena não ter fotos nem videos ..

    ResponderExcluir
  14. NA ÉPOCA EU NÃO MORAVA AQUI,EMBORA JÁ OUVI FALAR MUITO SOBRE ISSO.FALARAM QUE ALGUNS DOS MORADORES FICARAM DESESPERADOS.E SEMPRE BOM LEMBRAR DE ACONTECIMENTOS PASSADOS DO LUGAR ONDE MORAMOS,O LEGAL MESMO E VER QUE VARIAS PESSOAS AINDA SE LEMBRAM,
    ALGUMAS AINDA ERAM CRIANÇAS E HOJE CONTAM A HISTORIA CONTADA PELOS SEUS PAIS,AVÓS ETC.

    PARABÉNS ANDERSON DOS SANTOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tu ,ja ouviu falar do choque de dois trens em parada angelica em caxias .Nesse dia a minha mae estava em casa e morava bem perto do local do acidente e foi la ver ,mas nesse dia o meu avo iria pegar esse trem para trabalharla em del castilho,foi sorte pro meu avo

      Excluir
    2. O chamado Trem Fantasma. Durante manobra da locomotiva em Raiz da Serra os vagões andaram sozinhos até baterem em outro trem que vinha de Gramacho, lá na curva perto do Parque Caçula. Tinha 4 ou 5 anos de idade e estava em um casamento na Segunda Igreja Batista de Piabetá, na beira da linha. Vi os vagões passando e a locomotiva atrás, logo depois uma enorme explosão. Um trem ficou meio em cima do outro, lembro de uma calça branca pendurada nas ferragens. Era de noite e chovia um pouco na hora.

      Excluir
  15. NA ÉPOCA EU AINDA NÃO MORAVA NA TAQUARA,MAIS OUVI FALAR MUITO SOBRE ESSE ASSUNTO,FALARAM QUE ALGUNS MORADORES FICARAM DESESPERADOS.E BOM VER QUE AINDA TEM PESSOAS QUE LEMBRAM DISSO,MUITAS QUE HOJE AINDA ERAM CRIANÇAS.E LEGAL LEMBRAR DE COISAS QUE ACONTECEM NO BAIRRO ONDE MORAMOS,E VER QUE MUITOS PARTICIPAM.

    PARABÉNS ANDERSON DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  16. Muito Obrigado Morena pelo seu comentário coerente, e tambem pelos Parabéns. Volte sempre! vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, eu fui neste local no dia 3 de fevereiro 2019. Tenho fotos tirei no local. Meu zap é 021994130084

      Excluir
  17. Eu tinha 7 anos, morava perto do bairro figueira e cresci ouvindo esta historia e procurei no google pq sempre quis saber o que houve, lamentavel o ocorrido, mas interessante ler os comentários. Serjão.

    ResponderExcluir
  18. http://aviation-safety.net/database/record.php?id=19790726-1&lang=en

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pelo link anônimo, muito boa informação. Recomendo aos leitores interessados neste poste!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu irmão tinha 14 anos na época ele subiu ate aonde se encontrava os destrosos do avião.eu tinha 9 anos eu tinha ido ao armazén quando ele bateu na serra é clariou a taquara com a explosão.

      Excluir
  20. galera acho que foi esse acidente de aviao so gostaria que alguem me exclarecese esse aviao foi um preto que quando eu era bem novo nao me recordo a idade morava em parada angelica ai tava brincando com um amigo meu (vizinho0 rodrigo e passou um enorme aviao preto mais depois so soube que ele caiu e que meu tio foi la pra ver mais como meu tio morreu nem sei mais disso ai vi voces falando disso e ka estou alguem pode me enformar se era esse aviao preto que vi em parada angelica obrigado e feliz ano novo galera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Alexander ele era da cor cinza e preto e o logotipo com uma ave em vermelho.

      Excluir
    2. Encrivel, moro aqui perto mas nao sei como chegar la. Alguem sabe?

      Excluir
    3. Eu https://youtu.be/QBPa189f-Yk

      Excluir
  21. ola galera nao sei se foi esse aviao que eu vi morava em parada angelica perto de piabeta,eu vi sim um aviao enorme bem baixo quando estava brincando com meu amigo(vizinho)alguem pode me dizer se esse aviao era de cor preta lembro dessa cor que ele tinha enorme mesmo parecia um boig obrigado se alguem souber feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  22. OI eu sou o betão e eu presenciei essa cena. Eu estava sentado na frente da minha casa quando o avião caiu e ficou um enorme clarão era fogo fumaça destroços do avião para vários os lados pessoas correndo gritando apavoradas chocadas com a queda desse avião e eu tenho até hoje alguns destroços do avião de recordação na minha casa. Eu morava na época no sitio califórnia na rua soledade que hoje em dia é conhecido como sitio da família unida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa vc tem lembranças desse dia? Me manda foto ?? Foi em que ano isso? Meu zap 975340088. Queria saber mais dessa história. Abraços

      Excluir
  23. Olá Betão, testemunha ocular. Que interessante, você falar dos destroços, pois eu sempre tive vontade de ir no local da queda e fazer umas fotos. Já ouvi dizer que ainda há partes do avião por lá, seria legal por imagens aqui no blog, caso alguém tenha envie-me, anderson.cookies@hotmail.com - Um abraço, obrigado pelo comentário!!

    ResponderExcluir
  24. boa noite,moro no Fragoso sempre estou subindo na mata aonde o avião bateu.Essa semana tive la perto aonde o avião bateu,peguei uma peça do avião,alem de tudo do avião ter batido na pedra conta-se uma historia que tem um buraco sem fim também lá nesse local,aonde o avião bateu peças cairam lá dentro do buraco,bombeiro desceram dentro do buraco e não voltaram mais,coisas tambem cairam dentro do buraco sem fim,eu moro em frente a pedra que tem na frente,da pedra que bateu o avião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disseram que acharam muitas armas nesse acidente,que no buraco sai um cheiro forte de enxofre e como foi dito,os bombeiros que entraram não saíram , eu faço trilha perto mas ainda não fui no avião .


      pisych@gmail.com

      Excluir
    2. Boa noite. Se tiver fotos me envia por favor.meu whatsapp 975340088. Flavia meu nome. Me informe melhor o ano do acontecido Abraços

      Excluir
    3. qual a localização da sobida da trilha?

      Excluir
  25. Que interessante amigo!!!! Pode me enviar fotos do local, das peças? Seria legal postar isso aqui!!! Obrigado meu email anderson.cookies@hotmail.com Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. estavamos brincando, quando vimos passar o avião em chamas e logo em seguida ele se choca na montanha parecia o nascer do sol.foi horrivel tinha 9anos

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, eu também vi quando o 707 esbarrou (por volta de 18:30hrs)com a asa esquerda nessa primeira pedra no Fragoso, pedra que tem uma grande marca, esbarrou acima da marca formando uma grande bola de fogo em volta dele e seguiu em direção da Imbel onde bateu e explodiu criando um grande clarão. Quando ele esbarrou ali só dava para ver a parte de baixo dele pois estava exatamente em meio à nuvens que cobriam a parte de cima do avião. Fui ao local duas vezes e foi algo muito terrível de se ver, a medida em que aproximávamos do local da queda começava a aparecer pequenos pedaços da fuselagem caixas de papelão e etc. O local onde caiu as maiores partes dele se formou um grande buraco no chão que era um pouco inclinado e de onde dava para ver um pouco perto as casas do Alto Independência. Fui no outro dia no local da queda e uma semana depois em um outro local onde havia duas turbinas e um pedaço da asa (onde dava pra ouvir as vozes das pessoas no primeiro local) que creio que era da asa esquerda, só que a pouco tempo atrás fiquei sabendo que naquela mesma época essas duas turbinas foram retiradas pelo pessoal da aeronáutica (não vi apenas me disseram). Há alguns anos atrás um colega meu me levou para eu ver os dois trens de pousos traseiros (um deitado e o outro em pé (vieram voando pelo mato rasgando o que tinha pelo caminho na hora que o avião explodiu!), e só havia os tubos principais e algumas coisas caídas pelo chão tipo pedaços de borracha, panelas queimadas e uma peça que parecia um pedaço de assento) esse local fica próximo a uma bifurcação na trilha subindo aqui por um local chamado fazenda no Fragoso, essa bifurcação fica próximo a um local chamado "lajinha" onde corre uma água que nunca pára, o José Robson que fez um comentário acima deve saber deste lugar na qual eu estou falando. Em uma outra aventura pela mata eu já achei pedaço dele até naquela segunda pedra que não tem nada haver com o local da queda. Posso dizer que vi ao vivo (porque estava soltando pipa e era muito fominha só guardava linha e pipa quando escurecia e não dava para ver mais nada) fui até o local e tenho pessoas que podem atestar tudo que eu estou postando aqui. Um abraço para todos.
    Ronaldo Vieira - rvsinfor@ig.com.br

    ResponderExcluir
  28. galera vamos marca um dia pra todos ir la,para ver se encontramos algo importante q sobro da aeronave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Gostaria muito de me aprofundar nesse assunto. Abraços.

      Excluir
    2. Hélio, vamos reunir uma galera para irmos lá?

      Excluir
    3. Ola estou com um grupo no zap sobre esse acidente estamos marcando para ir la so que precisamos de alguem que ja foi no local !!! Zap 21 988410658

      Excluir
  29. Nesse link o pessoal tentou chegar ao local onde ainda restam alguns destroços do avião.

    http://camelosdemochila.blogspot.com.br/2009_04_01_archive.html#7270265031042239438

    ResponderExcluir
  30. Nesse link mostra algumas pessoas que tentaram ir ao local onde ainda há destroços do avião.

    http://camelosdemochila.blogspot.com.br/2009_04_01_archive.html#7270265031042239438

    ResponderExcluir
  31. Contribuindo:
    http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_09&PagFis=202655

    Moro em Magé, 1º distrito, e já havia ouvido essa história. Essa semana um colega comentou que na época algumas pessoas chegaram a vender algumas coisas saqueadas da carga do avião, como rádios para carro, armas e etc.., foi bem antes de eu nascer... mas me interesso pela história do meu município e achei muito bom o material publicado, só faltaram as fotos...rs

    ResponderExcluir
  32. poxa legal! Eu queria saber mais e ser nascido na epoca. Mas desde pequeno ouço essa historia. Dizem que ja teve outro acidente no inferninho ou sera do mesmo que falam? Eu qria ir visitar o local mas, nunca tive oportunidade. Atravez de voces eu to tendo o imenso prazer em saber um pouco mais da nossas historias. Meu nome é marcelo cordiro. Meu face é marcelo.cordeiropinto@facebook.com

    ResponderExcluir
  33. É e lembrando: essa morena ai que comentou e mimuito linda com todo respeito kkkkk!

    ResponderExcluir
  34. Ainda guardo o crachá de identificação do piloto. Da minha casa presenciei toda cena da queda, e lembro como se fosse hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria como me enviar uma foto do crachá? Por favor. Email: heliojhneto@gmail.com

      Excluir
    2. Fala Hélio! Eu tenho vontade de ir ao local.

      Excluir
    3. Também queria ver essa foto do crachá. Meu whatsapp 975340088

      Excluir
    4. Alô tem alguém aí interessado em fazer uma caminhada , até o local do acidente, vai fazer 40 anos ,podem entrar em contato

      Excluir
    5. Olá amigo poderia me mandar uma foto do crachá do piloto por favor no meu zap 21987494955

      Excluir
  35. Ainda guardo o crachá de identificação do piloto. Da minha casa presenciei a queda e ainda guardo na memória o pânico causado.

    ResponderExcluir
  36. cara sempre ouvir falar desse acidente, tem ate uma marca parecendo a letra A de lado, pena que em magé a prefeitura não faz turismo, ex: pedra do avião, cachoeiras, rapel,escalada, 1ª estrada de ferro do brasil e muitas riquezas esquecidas. parabens pelo blog, acorda prefeitura vamos ganhar dinheiro com turismo

    ResponderExcluir
  37. lembro bem estava pronto para entrar no banheiro para tomar banho quando o avião passou muito baixo e se chocou na serra...a noite virou dia tamanha foi clarão das chamas...

    ResponderExcluir
  38. Ótima matéria, parabéns, entretanto esse boing cargueiro é esse aqui. http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/0/3/3/0707330.jpg

    ResponderExcluir
  39. Bom!!!!Meu nome é Marcelo Müller vendo toda essa historia a qual tambem lembro bem e de certa forma participei pois nessa epoca eu estava com 07 anos de idade e estava brincando na varanda da minha casa e meus pais jantando no momento em que esse avião passou exatamente por cima da minha casa em Taquara onde fica exatamente em frente da serra em que tudo aconteceu...muito triste falo ate hoje sobre isso foi muito marcante para mim pessoas grintando por socorro pedindo a DEUS para ajudalas...depois só vi o clarão que aqueceu toda a minha casa um barulho ensurdercedor...meu pai foi lá na manhã seguinte de madrugada e voltou muito calado como ter visto algo que não queria ver e tambem troxe um pedaço do cambio do avião acho que é isso...por muito tempo essa pedaço do avião (peça) ficou guardada...e toda vez que eu via me vinha á lembrança do acontecido...que DEUS tenha tido miséricodia de todos...fica ak um pedaços de minhas vagas lembranças desse tragico acontecimento.ok.vlw...

    ResponderExcluir
  40. Bom!!!!Meu nome é Marcelo Müller vendo toda essa historia a qual tambem lembro bem e de certa forma participei pois nessa epoca eu estava com 07 anos de idade e estava brincando na varanda da minha casa e meus pais jantando no momento em que esse avião passou exatamente por cima da minha casa em Taquara onde fica exatamente em frente da serra em que tudo aconteceu...muito triste falo ate hoje sobre isso foi muito marcante para mim pessoas grintando por socorro pedindo a DEUS para ajudalas...depois só vi o clarão que aqueceu toda a minha casa um barulho ensurdercedor...meu pai foi lá na manhã seguinte de madrugada e voltou muito calado como ter visto algo que não queria ver e tambem troxe um pedaço do cambio do avião acho que é isso...por muito tempo essa pedaço do avião (peça) ficou guardada...e toda vez que eu via me vinha á lembrança do acontecido...que DEUS tenha tido miséricodia de todos...fica ak um pedaços de minhas vagas lembranças desse tragico acontecimento.ok.vlw...

    ResponderExcluir
  41. Caraba, não acredito q achei informações sobre isso!
    Tenho 18 anos, e é claro q não vi o acidente, mas eu pai me contou algumas vezes sobre isso. Moro em Fragoso, sempre vejo a marca do acidente e hj pensei em pesquisar mais sobre isso ! Obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
  42. ainda tem peças do avião na mata eu vou lá semana que vem tirar umas fotos para colocar no face!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lord Henry b dia! Não sei se vc já tirou as fotos, mas se já onde posso vê-las? Obrigado!!

      Excluir
  43. ainda tem peças do avião na mata eu vou lá semana que vem tirar umas fotos para colocar no face!!

    ResponderExcluir
  44. Todos relataram um fato muito triste, eu também de um ângulo mais distante também percebi que ao anoitecer em meio as nuvens em baixa altitude e com uma rota pra mim estranha uma grande aeronave seguia em direção a Serra dos órgãos fiquei observando por alguns minutos até quando houve uma explosão seguida de uma bola de fogo, fiquei meio confuso por estar um pouco distante e de um ângulo diferente dos demais ser algum caminhão tanque na Serra de Petrópolis, mais ao chegar em casa pelo noticiários fiquei sabendo da queda do cargueiro da Lufthansa. Muito triste.

    ResponderExcluir
  45. Todos relataram um fato muito triste que eu também mais distante mais vi quando uma aeronave em meio as nuvens voando em baixa altitude e em uma rota meio estranha anoitecendo em direção a Serra dos Órgãos, isto me chamou a atenção e fiquei observando por alguns instantes quando ela sumiu e logo em seguida uma grande explosão seguida de uma bola de fogo, me assustei e me confundi por estar em um ângulo diferente dos demais de que seria um caminhão tanque na Serra de Petrópolis, mas ao chegar em casa pelos noticiários fiquei sabendo da queda do cargueiro da Lufthansa. Muito Triste.

    ResponderExcluir
  46. Moro em fragoso, eu vi quando o aviao caiu, na epoca eu tinha 6 anos eu estava em frente da minha casa, ele ja estava pegando fogo depois abriu um clarao e a explosao, horrivel.

    ResponderExcluir
  47. Lord Henry e demais amigos, caso alguém tenha fotos do local da queda também me interessa para postar aqui no blog! Envie para mim, anderson.cookies@hotmail.com Obrigado

    ResponderExcluir
  48. Anderson eu morei desde o meu nascimento até os 20 anos e estava na varanda de minha casa (Casa 1837 da Estrada Cachoeira das Dores) quando este avião passou muito baixo por volta das 20h. Chamou a atenção pela altitude e de repente ele fez de fato uma pequena curva a direita mas deve ter batido na montanha. Foi uma grande explosão. Eu tinha 14 anos e duas semanas depois subimos levando 4 horas até chegar ao local eram duas clareiras uma maior e outra menor. No caminho encontramos uma turbina mas tudo estava muito espalhado e como haviam passado duas semanas já tinha pilhado todo metal e a carga que era de radio de carros, carburadores de Volkswagen que amigos falaram. Para mim como adolescente foi algo extraordinário! Não tem como esquecer!

    ResponderExcluir
  49. Lembro que muitas pessoas pegaram no local da queda muitas jaquetas e calças jeans US Top. Acho que fazia parte da carga.

    ResponderExcluir
  50. Eu ouvi esta historia tem duas semanas...eu fiquei curioso e achei esta materia...me disseram que no local tinha um ninho de cobras imenso.alguem sabe se isso e verdade?

    ResponderExcluir
  51. Eu moro aqui bem próximo , da janela da minha casa da pra ver as marcas do avião na pedra , eu escuto cada historia ......

    ResponderExcluir
  52. Afinal esse avião caiu na Taquara ou em Fragoso??

    ResponderExcluir
  53. Desde pequeno eu ouvir falar do tal avião,Agora trinta e cinco anos depois eu e um amigo subimos a mata só com umas dicas e encontramos um pequeno pedaço do avião,ficamos muito empolgados,Mais não satisfeitos porque não achamos o trem de pouso,esperamos voltar lar e encontra o trem.depois eu vou colocar umas fotos da trilha,foi muito puxado as cinco horas de subida mais valeu o esforço,um abraço.

    ResponderExcluir
  54. estive la esta semana e trouxe um pedaço da fuselagen da turbina publiquei no meu face book rodrigo augusto diegues

    ResponderExcluir
  55. moro perto ja subi quatro vezes ao local da queda achei um pedaço da fuselagen da turbina e tirei fotos do que sobrou do tanque de combustivel.semana que vem retornarei para ver a turbina que ainda nao consegui visualizar por ser de dificil acesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola estou com um grupo no zap sobre o acidente gostqmos q fizece parte chama la 21 988410658

      Excluir
  56. Olar,moro em parada angelica e sempre ouvi falar da queda desse aviao,contan tambem que 3 pessoas ke subiram no local no dia da queda foram picado por cobras e morreram.meu avo ja falecido contava ke no aviao tinha armas,peças de carros e etc...gostaria tambem de ir ate o local do acidente. Mas munca tive oportunidade.,..

    ResponderExcluir
  57. Olá galera, tbm tenho vontade de ir no local do acidente mas nao sei por onde subir ezatamente

    ResponderExcluir
  58. Alguem sabe ir la? Moro em fragoso. Obrigado

    ResponderExcluir
  59. Quando isso aconteceu eu tinha 3 anos e não me lembro, realmente há marca da pedra e muito intrigante parece ter sido feita por uma asa de avião de grande porte, eu fico lendo aqui no Blog que pessoas tem pedaços dos destroços da aeronave mais ninguém posta uma foto sequer, então se realmente tem posta uma foto ai so assim eu vou acreditar nessa historia.

    ResponderExcluir
  60. Tenho 24 anos nao era nascido naquela epoca, mas conheço pessoas das antigas q tem os pedaços da aeronave. Vou até o local do acidente hoje ,se eu encontrar, poto a foto


    ResponderExcluir
  61. Eu fui ontem neste local, a roda da aeronave está la, fora alguns pedaços enferrujados.

    ResponderExcluir
  62. Serio? Eu n sei chegar neste local. E eu moro aqui em fragoso, me explica onde e q eu vou la. Vlw um abraco

    ResponderExcluir
  63. Serio? Me explica como chegar no local,Moro em fragoso aqui perto. Vlw

    ResponderExcluir
  64. ja ouvi fala muito nessa historia eu estou louco pra subi la pra tira umas fotos e trazer algum pedaço que teja la ainda vcs que sobem la direto vamos combina pra subi um dia

    ResponderExcluir
  65. Galera estou querendo voltar lá para achar essas peças. Quero montar um grupo e ir num bate e volta. Lembrado que esta mata tem muitas cobras. Galera só com experiência em trilhas. Sou o Léo do Camelos de Mochila ( link que o Eduardo postou aí em cima ).
    Conheço bem esta mata, vi algumas peças enferrujadas que acredito ser dele, mais não a turbina e o trem de pouso e outras peças que dizem estar lá.
    E-mail: leoneves007@gmail.com Vamos combinar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, Leonardo!

      Eu também gostaria de participar de uma ida ao local, pois moro e trabalho aqui em Piabetá.

      Excluir
  66. Léo. Tamos juntos. Moro em gravoso vamos combinar pra ir até lá. Meu contado É. 994130084.

    ResponderExcluir
  67. eu era pequena e presenciei ese acontecimento..um clarao enorme..muita tristesa

    ResponderExcluir
  68. Eu vi esse acidente, foi no cair da tarde, estava brincando na rua com outras crianças quando passou aquele gigantesco avião em direção só morro serra dos maciços e logo em seguida ouve se um estrondo, uma explosão e o céu ficou vermelho, teve um doido que se jogou no chão gritando, o mundo está acabando. Trágico.

    ResponderExcluir
  69. Lembro perfeitamente como se fosse hoje, morava no Parque Paulista Sta cruz da serra, mais vi o avião passar bem baixo ai me desliguei por um instante foi então que escutei um estrondo e um clarão.

    ResponderExcluir
  70. eu tb vi o acidente,estava brincando com meu irmão em frente de casa,quando vimos o avião voando muito baixo,na nossa inocência de criança falamos q o avião ia pousar em imbarie, foi quando veio o clarão e corremos assustados pra dentro de casa.so ficamos sabendo do que tinha acontecido no outro dia.eu tinha 7 anos mas nunca vou esquecer daquela cena no cair da noite.

    ResponderExcluir
  71. Leonardo, conseguiu formar um grupo? Na ocasião eu subi até lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dri. Ainda não. Vou ver se monto esse grupo até novembro. Bjs

      Excluir
  72. Ainda não montei o grupo. Passem um email para mim para montarmos o grupo. Leoneves007@gmail.com

    ResponderExcluir
  73. Bem, eu tb fui testemunha ocular desse acidente que até hoje, ficou marcado na minha mente. Morava em Piabetá, e estava vindo do trabalho. Eu tinha 17 anos. Ainda quando vinha pela Rio Magé, de ônibus, ví o avião e uma enorme bola de fogo na região das montanhas relatadas.Foi um horror. Quando em casa cheguei, j[a era noite. Meu desejo era ir até ao local, mas não pude ir. Durante o fim de semana, ví vária pessoas que lá forma, trazendo partes da aeronave. Da frente da casa do meu irmão que mora em Fragoso, é possível ver a marca na primeira pedra onde a asa esquerda tocou. Me lembro do Sérgio Chapelin dando a notícia. No domingo, eu me lembro que eu me oferecí pra dar um corte no cabelo do meu irmão, esse que mencionei e que morra em Fragoso. Ele deveria ter uns 9-10 anos. Pois bem,depois que terminei, perguntei o que ele tinha achado do corte. Ele olhou no espelho e danou a chorar. Eu nunca tinha cortado cabelo de ninguém. Tentei consertar, mais o remendo ficou pior do que o soneto. Sei que o caboclo ficou injuriado por uns 3 dias....Me chamo Mituzael ou Mitz

    ResponderExcluir
  74. moro pertinho da cahueira em taquara tenho treze anos meu pai e varias pessoas falaram que esse avião caiu aá muitos anos tenho vontade de coparecer a esse local mas meu pai fala que te m varios bichos brabos e muitas pessoas da qui de taquara falam que esse avião tinha augumas pessas de ouro que quasse ninguem achou para vcs saberem ainda falam desse avião

    ResponderExcluir
  75. Moro no bairro Taquara(Petropolis) meu pai sempre me conta essa historia... Queria ter presenciado :/

    ResponderExcluir
  76. Eu e mas quatro amigos subimos o ultimo domingo e tiramos umas fotos.
    Sempre tiramos um tempo para subir e verificar o local!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde posso ver essas fotos amigo, queria muito ir até o local, moro perto de taquara

      Excluir
  77. Legal Fábio. Achou algumas peças do avião?

    ResponderExcluir
  78. Eu tinha 7 anos na época da minha casa vimos tudo!!! Meu pai desceu até lá com uns amigos.

    ResponderExcluir
  79. Na verdade não presenciei o acidente
    Pois nasci um ano apos .
    Mais de tanto ouvir meu avos e pais contar fiquei muito curioso e anos mais tarde com 18 anos fui ate o local
    Muito difícil o acesso
    E muitas e muitas cobras no local
    Ainda à pedaços da fuselagem por toda parte
    Somente com pessoas experientes e que conhece bem o local para chegar lá
    Moro no barro branco antes da taquara
    Hoje com 37 ainda não tive a oportunidade de voltar pois na minha época não tinha celulares e as facilidade de registrar com fotos e videos
    E quem mais conhecia a mata que poderia ir comigo outra vez na esta mais entre nos meu avô parecia índio gostava muito de uma selva essas serras era brincadeira para ele!
    Pode crê são várias histórias todas verdades com algumas me tiras mais foi fato verídico.

    ResponderExcluir
  80. oi boa tarde meu nome é andré na epoca que eu tinha seis anos idade morava rua doze no bairro branco jardim rotsen correto eu vi como tivesse vendo agora tava eu minha mãe meus irmãos tudo brincando e quando passou o avião o meu irmão comentou será que esse avião não vai bater e acabou batendo é uma coisa nítida na minha mente mesmo depois de 36 anos passados é uma coisa inédita não me sai da minha mente

    ResponderExcluir
  81. KD O POVO PRA FALAR MAIS SOBRE O ASSUNTO ?!
    NÃO VAMOS DEIXAR MORRER!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara, já temos um novo poste com imagens atual desse assunto no blog. Curte e comenta lá. Obrigado

      Excluir
  82. Esse avião transportava uma carga de revolveres da Taurus,que foram furtadas no local e depois apreendidas pela polícia.
    Disseram também que havia uma motocicleta,dentro de um buraco,onde tinham muitas cobra.

    ResponderExcluir
  83. Esse avião transportava uma carga de revolveres da Taurus,que foram furtadas no local e depois apreendidas pela polícia.
    Disseram também que havia uma motocicleta,dentro de um buraco,onde tinham muitas cobra.

    ResponderExcluir
  84. Esse avião transportava uma carga de revolveres da Taurus,que foram furtadas no local e depois apreendidas pela polícia.
    Disseram também que havia uma motocicleta,dentro de um buraco,onde tinham muitas cobra.

    ResponderExcluir
  85. Incrível, morei na taquara e sempre ouvi falar sobre esse acidente mas nunca com tamanha riqueza nos relatos acima, muito legal saber melhor sobre o ocorrido morei e meus irmãos ainda moram na rua do campo do osa

    ResponderExcluir
  86. Sempre ouvi falar desse acidente mas nunca com riquíssimos detalhes parabéns
    Minha familia mora na rua do campo do osa!

    ResponderExcluir
  87. Sempre ouvi sobre esse acidente mas nunca com riquezas nos detalhes parabéns!

    ResponderExcluir
  88. Sempre ouvi sobre esse acidente mas nunca com riquezas nos detalhes parabéns!

    ResponderExcluir
  89. Vamos marcar galera de ir lá este mês de agosto. leoneves007@gmail.com

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde pessoal, fiquei sabendo dessa história tem muitos anos porém me despertou o interesse a poucos dias estava querendo ir nunca fui meu tio mora na taquara perto da montanha em que ele bateu a que até hoje tem a marca na rocha que da pra ver de longe porém não sei como foi ele bateu lá e foi parar na taquara alguém sabe me informar?

    ResponderExcluir
  91. Pessoal e alguém sabe o que tinha nas cargas porque era um avião carregado?

    ResponderExcluir
  92. https://youtu.be/3OiacSULRrw video do achado dos destroço do aviao

    ResponderExcluir
  93. https://chat.whatsapp.com/DuJTcgzYLFS3z2C3XChqcl

    ResponderExcluir
  94. https://chat.whatsapp.com/DuJTcgzYLFS3z2C3XChqcl

    ResponderExcluir
  95. https://chat.whatsapp.com/DuJTcgzYLFS3z2C3XChqcl

    ResponderExcluir
  96. https://chat.whatsapp.com/DuJTcgzYLFS3z2C3XChqcl

    ResponderExcluir
  97. Eu estava fazendo café nesse dia eu tinha 18 anos e me lembro muito bem. O tempo estava meio nublado.

    ResponderExcluir
  98. Eu tenho fotos dos destroços tirada por mim e uns amigos de 2019

    ResponderExcluir
  99. quem se interessar pelas fotos e ir ao local do acidente, entre em contato comigo. 021994130084 sou de fragoso

    ResponderExcluir
  100. Ouvi dizer que muita gente ganhou dinheiro com objetos encontrados. Ouvi também que encontraram algumas pedras que diziam ser preciosas. Alguém confirma?

    ResponderExcluir
  101. Gostaria de fotos do local do acidente celiomachado967@gmail.com alguém poderia por favor me enviar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui varias vezes ao local e vou ate hoje veja no youtub canal (carioca vlogs)

      Excluir
    2. Olá, Sim, já postamos fotos em um poste novo aqui no blog. Obrigado

      Excluir
  102. Pessoal boa noite! Esse acidente veio na minha lembrança somente agora em 2019, eu morava no Rio e atualmente moro em Florianópolis-SC. No ano de 1979 eu estava servindo na Aeronáutica na Base Aérea do Galeão e nesse dia 26 de julho de 1979 eu estava de serviço de sentinela numa guarita próximo a pista do aeroporto do Galeão próximo também a entrada da Base Aérea e os aviões cargueiros sempre passavam bem próximo a guarita e nesse dia avistei o Avião da Lufthansa que estava se deslocando para taxiar na pista e decolar...por volta das 22:00 h nós na Base Ficamos sabendo que o Avião da Lufthansa havia se chocado na Serra dos Órgãos próximo a Duque de Caxias, naquela noite fiquei muito abalado pois havia visto de perto aquele imenso avião e o mais interessante é que passados todos esses anos agora que me veio a triste lembrança, foi quando escutei uma música que fazia sucesso no ano de 1979 da novela Pai Herói. Me lembrei desse acidente pois havia ficado marcado na minha memória e a música me fez relembrar aquele acontecimento. Foi Muito triste que Deus tenha naquele momento desesperador aliviado o sofrimento de toda a tripulação. parabéns pela matéria colocado neste blog que pela curiosidade me fez pesquisar e achar mais informações aquele acidente. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  103. Estive em Fragoso,hoje dia 11 de maio,acabei de chegar de lá a uma hora e.meia atrás, o que conversei com as pessoas não vi em nenhum comentário.Eles disseram o que antes do avião bater,foram lançadas caixas grandes para fora para reduzir o peso do avião e elas colavam montanha abaixo,logo apareceram, bombeiros, Polícia e homens do exército.A carga seria contrabando, de motores de carro, motos, relogios, joias de ouro, armas.contam algumas pessoas na época conseguiram se apropriar indevidamente desses objetos, tenho algumas foto da montanha,que fax parte da Serra dos Órgãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí ke vc falou é tudo balela....ouvi essa mesma história a vida toda,só depois ke eu cheguei Aki no blog eu pode saber da real história...

      Excluir
  104. Desculpe amigos, tive problemas nas configurações de comentários difícil de resolver mas já estou trabalhando nisso. Obrigado pela compreensão e peço que não façam comentário como anônimo e prefira fazer login em sua conta do Google, obrigado.

    ResponderExcluir
  105. Nunca fiquei sabendo qual era a verdadeira carga
    Ouro? Revolver? Quem sabe!
    Talvez um detector de metais possa achar algo enterrado embora quando tive lá havia muitos pedaços de fuselagem velhos
    Gostaria de ver registros do local
    Como já comentei na época que estive lá
    Não tinha facilidade de registro como hoje

    ResponderExcluir
  106. Interessante eu estive na cachoeira do rio do ouro,e parei pra tomar um refrigerante, e comecei conversar com dos senhores e eles estavam me contando essa tragédia deste avião fiquei muito surpreso com todos os relatos que tenho ouvido aqui .

    ResponderExcluir
  107. Eu tenho um detector de metal e gostaria muito de ír neste local mais pessoas que também tenha porque a área é bem grande. Pra fazermos uma pesquisa de solo.

    ResponderExcluir
  108. Me chamo Rodrigo, tô sempre no local do acidente e temos um grupo de WHATZAPP tenho tbm fotos da turbina e dos 2 trem de pouso traseiro

    ResponderExcluir
  109. Rodrigo aqui. Fotos do destroços e do local do acidente Whatsapp 021994130084

    ResponderExcluir
  110. sou morador de fragoso e vi a explosão, estava com meu filho no colo no quintal da minha casa, foi horrível.

    ResponderExcluir
  111. Tinha 18 anos quando esse acidente ocorreu , estava fazendo cafe bem a tardezinha , só ouvi o barulho da queda.

    ResponderExcluir
  112. Eu tinha 18 anos na epoca sou nascido e criado em Fragoso.

    ResponderExcluir
  113. Meu avô me falou desse acidente quando aconteceu eu tinha um ano hoje eu pesquisando no Google se realmente tinha acontecido vejo que sim mas os mais velhos lembram melhor hoje já está para história vejo que comentário de 2011 que bom saber o que realmente e tudo verdade

    ResponderExcluir

Filmando Pássaros